Vale apena investir em um WEB site?

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Mas afinal, para que serve mesmo um site?

Antes de tudo, você deve se desprender da ideia de que só precisa fazer um site porque todo mundo já tem um! Na verdade esse não é o primeiro fator a se considerar, na verdade mesmo esse nem é um fator a se considerar. Você precisa pensar no objetivo por trás do desenvolvimento de um web site, em quais pontos ele será relevante dentro da sua estratégia de marketing digital, e de que forma, e em quanto tempo ele trará o retorno desejado de acordo com o investimento feito.

As empresas trabalham a cada dia para desenvolver mais e melhor seus produtos e serviços, ou seja existe uma busca constante por crescimento, e isso está diretamente relacionado ao atendimento ao cliente, vendas, suporte, e principalmente ao alcance do público de interesse para os negócios, seja para realizar uma primeira venda (ou prestação de serviços se for o caso), seja para fidelizar esse cliente e fazer negócios recorrentes (o que acaba trazendo um fluxo interessante para o caixa da empresa).

Se a sua empresa (como a esmagadora maioria das empresas na atualidade), pensa dessa forma, e pretende se posicionar estrategicamente no mercado, o desenvolvimento de um web site é uma necessidade imediata, por uma série de motivos que irei citar mais adiante, não se preocupe, você verá que não é exagero! Mas cuidado, é preciso alertar que não se trata de “apenas colocar um site no ar”, como se fosse panfleto de rua, só que online, não se pode fazer de qualquer jeito, de qualquer forma, e principalmente, por qualquer um.

Vamos definir um objetivo?

Existem várias técnicas para definir os objetivos dentro desse contexto, o mais importante é que você consiga traçar seu(s) objetivo(s) obedecendo critérios que realmente agreguem valor ao seu modelo de negócios, e tragam os resultados mensurados. Como exemplo, podemos usar a S.M.A.R.T, de forma clara e objetiva, trata-se de 5 itens para delimitação de um objetivo a ser alcançado.

Specific ou Específico no português, basicamente você precisa definir um objetivo específico dentro do escopo do seu projeto de marketing digital (levando em consideração esse cenário que estamos analisando). Um bom exemplo seria “Criar uma plataforma de vendas online para expandir o negócio físico”.

Measurable ou mensurável no português, tomando o exemplo da plataforma de vendas online, precisamos mensurar um faturamento mensal, vamos definir como R$ 10.000,00.

Attainable ou atingível no português, após definir um objetivo específico, e mensurá-lo, precisamos analisar o contexto, as variáveis, e determinar se ele é atingível, alcançável!

Realistic ou realista do português, aqui precisamos trabalhar nossos objetivos dentro da realidade da qual nos encontramos, não adianta traçar um objetivo se ele foge da nossa realidade, é preciso ter bom senso (obviamente acompanhado de informações que o justifiquem).

Time bound, ou temporizavel, de forma objetiva diz respeito ao prazo de tempo para que você possa atingir o(s) objetivo(s) traçados de acordo com o projeto em questão.

5 bons motivos para ter um website para sua empresa

1 – Para que os clientes possam encontrar sua empresa

Na verdade, não somente os seus clientes irão encontrar sua empresa, mas os não clientes (futuros clientes) também. Tome a si mesmo como exemplo, é muito provável que você já tenha precisado de um produto X, ou um serviço Y, e afim de buscar mais informações a respeito, como empresas que vendem esse produto ou prestam esse serviço na região, tenha feito uma busca no Google (Bing, Yahoo, e etc), é exatamente isso que o seu cliente faz! Uma pesquisa feita pela TNS Research International aponta que mais de 90% dos consumidores pesquisam na WEB antes de realizar uma compra, ou seja, se alguém nesse momento está precisando do produto que sua empresa vende, ou do serviço oferecido por ela, é muito provável que essa pessoa esteja pesquisando por exemplo no Google quem pode lhe ajudar (e acredite ela está), é aí que entra o seu website, quando você tem um site profissional, otimizado para os mecanismos de busca, responsivo (que se adapta a diferentes telas de dispositivos) as chances da sua empresa aparecer nos primeiros resultados são potencializadas, seria como ter uma loja, com uma fachada incrível na avenida mais movimentada da cidade! Por outro lado se seu negócio não tem um site, esse possível cliente nunca saberá que ela existe, há não ser que em um passeio de um belo dia de verão ele passe em frente sua empresa (mas e se for no vigésimo andar de um prédio comercial?).

2 – Autoridade da marca e credibilidade no mercado

Se você decide comprar um produto X, ou contratar uma empresa para prestar o serviço Y, e encontra duas que podem solucionar o seu problema, uma com um site profissional, página de contatos, depoimentos de clientes, fotos, vídeos, histórico da empresa, avaliação dos usuários, integração com redes sociais… e outra apenas com um perfil no Instagram por exemplo, qual das duas seria a sua primeira opção? Possuir perfil nas redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter e etc.) é importante e faz parte do planejamento estratégico de marketing digital de 99% das empresas, mas possuir um site trás autoridade no meio digital, pois um site é um ambiente que pertence à sua empresa, diferente das redes sociais que é como se fosse um espaço alugado (e você pode precisar sair a qualquer momento), um site mostra seriedade, pois é preciso investir no design, no desenvolvimento, na manutenção, na hospedagem, além de que por não estar dependente de uma outra empresa como em uma rede social, você não tem limitações, você decide qual o conteúdo, de que forma ele será apresentado ao seu público, além da possibilidade de personalizar livremente, preservando a identidade da sua empresa.

3 – Disponibilidade

Normalmente negócios físicos tem horários definidos de funcionamento, isso quer dizer que você não fecha um negócio no domingo às 3 da manhã por exemplo, mas na internet sua empresa estará disponível 24h por dia, 7 dias por semana, óbvio que depende muito do modelo de negócio da sua empresa, se for uma loja física você consegue disponibilizar seus produtos para venda a qualquer momento, mas se você presta um serviço, ainda que não seja possível fechar o negócio de madrugada pela internet, com certeza você adquire vantagem competitiva por ter um canal de comunicação com o cliente disponível a qualquer momento, de onde quer que ele esteja, isso com certeza irá pesar positivamente na hora de decidir fechar o negócio com a sua empresa.

4 – Relacionamento com o cliente

O seu site irá atuar como um escritório virtual, ele irá concentrar seus canais de comunicação, suas estratégias de marketing digital, com certeza será o primeiro, e o lugar que seu cliente (ou futuro cliente) mais irá visitar (dependendo do modelo de negócio, mais do que o próprio espaço físico), dessa forma o website é um canal importante de relacionamento com o cliente, nele você pode oferecer várias formas de entrar em contato com a empresa, seja por meio das redes sociais, seja através de um e-mail, telefone, WhatsApp, chat, respondendo comentários em um blog da empresa, enfim, as possibilidades são quase que infinitas, isso demonstra para o cliente que você se importa com a experiência de atendimento que ele vai ter ao procurar sua empresa.

5 – Mensuração dos resultados

Com um site é muito mais prático, seguro, e bem menos caro recolher informações sobre seus clientes, são informações que podem ser utilizadas para analisar o comportamento deles ao interagir com a sua empresa, é possível saber a localização, faixa etária de idade, saber quais produtos são mais procurados, quais páginas mais acessadas, quanto tempo eles permanecem no site, e uma série de outras informações importantes para a sua tomada de decisão frente ao seu planejamento estratégico.

Conclusão

Os motivos para você investir em um site profissional são inúmeros, as vantagens com relação a outros meios de comunicação (como rádio e TV por exemplo), fazem deste, um ótimo canal para estreitar os laços com o seu cliente (ou futuro cliente), principalmente com relação ao valor do investimento, que é muito inferior aos meios citados. Para dar mais credibilidade a sua marca, para centralizar seus canais de comunicação, para vender a qualquer hora, para atrair novos clientes, enfim, para posicionar seu negócio estrategicamente no mundo digital, um site bem planejado, com certeza irá levar sua empresa para o próximo nível, e os resultados a médio e longo prazo farão jus a todo investimento e dedicação em seu desenvolvimento.

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