O que é um algoritmo?

Para iniciar no mundo da programação, é preciso entender antes de tudo o que são algoritmos, e o motivo dele ser o tema central no universo do desenvolvimento de sistemas.

Introdução

De forma bastante clara, podemos definir um algoritmo como uma sequência lógica e finita de passos, com o objetivo de resolver um determinado problema. Lógica pois ela segue uma sequência ordenada, que influencia diretamente no resultado que se pretende atingir, finita pois todo algoritmo tem um fim, ou seja, a conclusão da tarefa que se pretende realizar. Algoritmos são usados em diversas áreas de conhecimento, até mesmo quando não se tem a intenção declarada de fazer uso desse artifício, por exemplo, numa cozinha para fazer um bolo é preciso seguir um algoritmo, existe um passo a passo, uma sequência lógica e finita para se alcançar o objetivo final, você precisa seguir as orientações de uma receita, ainda que cada pessoa tenha suas peculiaridades quando do preparo do bolo. Da mesma forma um matemático faz uso de algoritmos para resolver equações, os programadores por sua vez, utilizam algoritmos para desenvolver softwares, e expandindo mais ainda, para resolver problemas computacionais diversos.

Um algoritmo se justifica pelo resultado que ele almeja alcançar, e conforme os parâmetros vão mudando e evoluindo, o mesmo tende a se tornar mais robusto, dessa forma, uma sequência de instruções simples pode se tornar cada vez mais complexa de acordo com novas e diferentes situações que passam a ser consideradas para a resolução do problema em questão.

Escrita de algoritmos

Os algoritmos apresentam diversas formas de escrita, dentre elas a forma narrativa, voltando ao exemplo anterior do bolo, poderíamos escrever um algoritmo da seguinte maneira:

  1. Separe o fermento

2. Pegue a batedeira

3. Junte os demais ingrediente na batedeira

4. Bata todos os ingredientes por aproximadamente 10 minutos

5. Retire a tigela da batedeira

6. Junte o fermento e misture com uma colher de pau

7. Despeje a massa do bolo em uma forma untada e enfarinhada

8. Leve ao forno pré-aquecido à 180°C por aproximadamente 35 minutos

Bom da mesma forma (ou a partir dos mesmos princípios), programadores fazem uso de algoritmos para desenvolver suas aplicações (programas desktop, sistemas web, apps, sistemas embarcados e etc.).

Nem tudo é algoritmo

Costuma-se confundir com algoritmos, algumas fontes de informações genéricas, como uma bula de remédio por exemplo, nesse caso não temos uma sequência lógica, e finita de passos, o mesmo vale para um manual de instruções de um aparelho celular por exemplo, ele é de caráter meramente informativo. Outro detalhe bastante importante diz respeito ao fato de que algoritmos são imperativos, não deve existir dúvidas quanto a instrução que será passada, por exemplo “Faça”, “Leia”, “Escreva”, “Repita”…

Conclusão

O estudo de algoritmos é muito mais profundo do que essa pequena introdução citada na postagem, eles são responsáveis por desenvolver a forma como um programador deve pensar para resolver seus problemas computacionais, em breve teremos outros artigos estendendo ainda mais esse conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *