Confira 5 plugins essenciais para WordPress

Não é novidade pra ninguém (ou quase mais ninguém) que o WordPress é o principal CMS (sistema gerenciador de conteúdo) do mundo na atualidade, e muito desse sucesso se deve principalmente à sua fácil instalação, e sua capacidade de implementação de novas funcionalidades por meio dos quase infinitos plugins disponíveis.
Os plugins são basicamente “extensões” das funcionalidades do WordPress, eles dão “super poderes” ao seu site (loja virtual, blog, etc.), permitindo assim que novos recursos sejam adicionados, ou mesmo trazendo melhorias para os recursos que já estão presentes nativamente no CMS. Mas que tipo de “super poderes são esses?”, como citado antes (e sem exageros), é quase uma infinidade de plugins, e é possível fazer tudo que se possa imaginar com eles, otimizar e implementar uma galeria de imagens totalmente customizada, proteger o site contra o ataque de invasores, analisar o acesso de usuários, criar páginas 100% personalizadas apenas arrastando elementos para a tela do computador, criar uma loja virtual com implementação de gateways de pagamentos e cálculo de frete dos Correios, enfim, daria pra passar o dia todo citando os recursos possíveis de serem adicionados.
É claro que um site não precisa de tantos plugins assim, na verdade possa ser que não precise de plugin algum, tudo vai depender do seu objetivo final, sua demanda, seu público alvo, etc. Mas num contexto mais abrangente, é possível listar alguns plugins que estarão presente na grande maioria dos sites desenvolvidos com o WordPress, e que sem sombra de dúvidas trazem muitos benefícios quando bem implementados, como por exemplo alto desempenho e segurança.
Abaixo eu listei 5 plugins que considero essenciais para serem implementados em sites (lojas virtuais, blogs, etc.) desenvolvidos com o CMS WordPress, e uma rápida explicação de seu funcionamento.
1 – YoastSEO: Esse plugin é fundamental para otimizar o seu site para os principais mecanismos de busca do mercado (Google, Bing, etc.). Como o próprio nome sugere, ele trabalha para melhorar a SEO (otimização para motores de busca), criando sitemaps.xml (o mapa do site utilizado pelos buscadores), e dando insights sobre alterações que devem ser realizadas no site a fim de melhorar seu rankeamento.
2 – Autoptimize: Esse é um plugin voltado para melhorar a “velocidade de carregamento do site”, ou seja trata do desempenho, o plugin tem como vantagem sobre alguns concorrentes, a fácil configuração, principalmente para quem está iniciando no mundo WP.
3 – UpdraftPlus: Um plugin que trata de um assunto sério, mas que nem sempre recebe a devida atenção dos administradores de sites WP, o BACKUP! Realizar uma cópia de segurança deve fazer parte da rotina de quem possui um site, são inúmeras as possibilidades de risco que podem fazer o projeto se perder, e o UpdraftPlus auxilia realizando com cópias atualizadas.
4 – Wordfence: Plugin que auxilia na segurança dos projetos desenvolvidos em WordPress, realizando varredura de arquivos e prevenindo dos mais diversos tipos de ataques. Ele melhora o firewall do site, o arquivo .htaccess, previne contra SPAM, enfim, é um plugin completo quando o assunto é segurança.
5 – Contact Form 7: Esse é um plugin essencial para a adição de formulários customizados dentro do seu site, relativamente simples de usar, e seguro, por exemplo com suporte a submissões CAPTCHA, e bloqueio de SPAM.
Conclusão
Diante da variedade de plugins disponíveis para o CMS WordPress, é comum no início ficar confuso e principalmente indeciso sobre quais plugins devem ser utilizados no desenvolvimento de um projeto, mas com um pouco de pesquisa e prática, escolher um bom plugin que atenda as necessidades do site sem impactar quesitos como desempenho e segurança por exemplo, acaba se tornando uma tarefa relativamente simples. Além dos plugins citados, existem milhares de outros que tornam o seu site muito mais poderoso, basta entender a necessidade do projeto, e pesquisar um pouco mais (no próprio site oficial do WP por exemplo), que com certeza já existe uma solução completa pronta para ser implementada.
Deixe um comentário